quarta-feira, 16 de julho de 2008

Confira dicas para encarar a prova do Enem

A prova do Enem é construída de tal forma a privilegiar leitura, interpretação, e raciocínio. Dessa forma, não cabem perguntas do tipo "O que cai no Enem?". E, portanto, a preocupação do estudante deverá ser em como os assuntos serão abordados e que tipo de análises serão exigidas.
Mas é possível se preparar para essa avaliação praticando a leitura em textos coloquiais e formais, quadrinhos, diagramas e gráficos etc; mantendo-se atualizado através dos meios de comunicação; praticando a escrita, elaborando redações.
Estar "antenado" sobre os assuntos do momento, como questões relativas ao aquecimento global, à futura escassez de água, à demanda por formas alternativas de energia é sempre bom. Há outros assuntos que podem render temas para a redação como a relação entre esporte, educação e transformação social, educação e violência, etc. Mas "estar por dentro" desses assuntos não garante resultados positivos se o aluno não souber como lidar com esses conhecimentos e resolver problemas da forma como serão apresentados na prova.
Como é uma prova que privilegia leitura, os principais erros cometidos pelos alunos são decorrentes da falta de atenção e compreensão adequadas das propostas das questões. Portanto, não tenha medo e muito menos pressa de ler para que você potencialize a compreensão e tenha maiores chances de sucesso.
Com relação à véspera da prova, procure seguir seu ritmo normal, sem cometer excessos. Não invente nem tente seguir "receitas milagrosas" para melhorar seu rendimento na prova. Durma bem, acorde cedo, alimente-se adequadamente antes de sair de casa. Saia com antecedência para chegar dentro do horário e suprimir fatores adicionais de estresse. Ao iniciar a prova, concentre-se na leitura, tenha calma e paciência. E aproveite todo o tempo disponível para fazê-la. Não tenha pressa em sair da sala e não se preocupe com os colegas ao lado. Nessa prova eles não são seus concorrentes. A batalha é sua e por você mesmo. É uma questão de superação pessoal.
Boa sorte e boa prova!
Prof. Venê

6 comentários:

Professor Wagner disse...

Bom dia! Gostaria de saber se vai haver alguma atualização da Bíblia do ENEM agora para 2009, ou se será o mesmo modelo de 2008.

Professor Wagner disse...

favor enviar resposta para wagner.vs@hotmail.com

Anônimo disse...

olá,gostaria de saber se vocês estão comercializando a biblia do enem atualmente.pois estou interessado nesse produto.
por favor,envie-me resposta para o e-mail:rubemat@yahoo.com.br

ALBERTO SANTOS disse...

OLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS JÁ RECEBERAM O VALOR DA COMPRA QUE EU FIZ NO DIA 2-3-9 (BOLETO BANCÁRIO), E AINDA NÃO RECEBI A BÍBLIA DO ENEM. ESCLAREÇO QUE MORO EM RECIFE E HOJE É O PRAZO MÁXIMO DE ENTREGA, POIS SÃO 7 DIAS PELO PAC+3DIAS POR SER BOLETO BANCÁRIO.
GRATO PELA ATENÇÃO.

Fernando disse...

Boas dicas

Fernando disse...

E belo blog! Parabens!!!