quarta-feira, 2 de julho de 2008

ENEM: Organize os estudos em 5 passos!!!

Para quem planeja ter um bom desempenho no Exame Nacional de Cursos (Enem) para garantir uma vaga na universidade, a organização dos estudos é fundamental. Um bom começo é criar uma rotina diária para se preparar para a prova.

Estudo diário: defina um tempo mínimo para reforçar os estudos, diariamente, em casa. Podem ser duas, três ou quatro horas. Especialistas indicam que mais do que isso é cansativo e compromete a qualidade do aprendizado. Planeje também um pequeno intervalo, de 15 minutos, para fazer um lanche leve e renovar as energias. Não deixe de incluir nos estudos as disciplinas nas quais possui mais dificuldade. Se tiver sono durante o horário de estudos, procure descansar. Evite estudar nas madrugadas, pois o cansaço é maior.

Disciplina: após elaborar o horário para estudar, vem o mais importante: disciplina. Aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário de estudo. Resista à tentação de entrar no MSN e ligar a televisão. No começo é um pouco mais difícil. Com o passar do tempo, você deixará de ter as dificuldades iniciais, com resultados significativos no seu desempenho escolar.

Redação: durante os estudos dê atenção especial à prática de redigir, para garantir um bom desempenho na prova de redação. O tema da prova do Enem muda a cada ano. Sempre são propostos assuntos atuais, que têm a ver com a realidade do próprio estudante que faz a prova. Antes de partir para a escrita, o participante é instigado a refletir sobre o tema por meio de textos de outros autores. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Provas anteriores: faça as provas aplicadas em anos anteriores. Segundo professores, esta é uma das melhores formas de se preparar para o exame, pois o estudante adquire familiaridade com as questões apresentadas. O ideal é imprimir os arquivos e tentar executar os testes em cinco horas

Leitura: a melhor maneira de se manter atualizado é por meio da leitura. Especialistas indicam atenção redobrada às notícias publicadas diariamente em jornais, revistas e sites. Rádio e televisão, que possuem programas de debates sobre temas relevantes, também são recomendados como forma de ampliar o conhecimento sobre notícias do dia-a-dia que podem aparecer na prova.

Fonte: Terra

Um comentário:

raquel disse...

eu estou realealmente preocupada com o enem,tenho procuarado meios de me preparar,pois o curso que pretendo fazer e extremamente concorrido!
{enfermagem}.
foi muito bom,ver essas dicas,concerteza disciplina e o mais dificil!