quinta-feira, 17 de julho de 2008

Enem também será credencial para o mercado de trabalho

O Ministério da Educação ampliou o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), desde 2004, para todos os municípios que tenham esse grau de ensino.
Hoje, o Enem é realizado em 2.495 locais de prova num total de mais de 700 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal. Segundo o ministro, a meta é fazer com que o Enem seja também uma espécie de credencial para o acesso ao mercado de trabalho e a outros cursos. É o caso também do Prouni onde as bolsas podem chegar a 100% para estudantes em instituições particulares.
Das instituições de ensino superior no país, cerca de 20% adotam o teste como parte do processo de acesso à universidade.
Algumas preenchem parte de suas vagas com alunos que obtiveram excelente desempenho no Enem. Este é o caso da PUC-RJ, que reserva 30% das vagas ofertadas para os alunos que obtiveram 70% de rendimento no exame. Já a USP, a Unicamp e a Unesp - as três maiores universidades públicas do estado de São Paulo - acrescentam os pontos alcançados no Enem às provas de primeira fase do vestibular.
"O exame vem ganhando credibilidade junto às instituições desde que foi criado", observou o Ministro da Educação, que destacou a evolução da adesão dos alunos ao Enem ao longo dos anos.
Em 1998, pouco mais de 100 mil alunos fizeram as provas do Enem, quando o exame foi realizado pela primeira vez. O número de inscrições cresceu muito nestes últimos anos.
No ano passado, foram mais de 2,0 milhão de inscritos, com 90% de comparecimento. Neste ano, dos que se inscreveram, pelo menos 86% compareceram para fazer a prova, de acordo com o ministério.

Um comentário:

Fernando disse...

e esse tal de enem não é q ta crescendo!!!