segunda-feira, 28 de julho de 2008

A prova do Enem na teoria

Ao contrário de muitos vestibulares por aí, o Enem valoriza a compreensão e a interpretação dos textos das questões. Muitas vezes, a resposta para uma pergunta está na própria pergunta. Além do mais, o Enem traz muito mais questões de raciocínio e lógica do que de conhecimento objetivo.

A intenção dos organizadores é avaliar as habilidades dos candidatos no que diz respeito às funções da linguagem humana, à compreensão de opiniões divergentes, à percepção de mudanças históricas e geográficas e ao entendimento sobre o meio ambiente, dentre outras.

Todas essas e outras habilidades são testadas ao exigir a interpretação de elementos fornecidos na própria prova, privilegiando o candidato que lê com mais atenção às propostas.

Ao longo da existência do Enem (desde 1998), a prova vem exigindo cada vez mais conteúdo, mas professores percebem que as questões normalmente referem-se muito mais a conceitos gerais do que a detalhes e conhecimentos específicos.

Matemática e física são disciplinas que aparecem um pouco menos, mas também são importantes. Elas aparecem principalmente em questões que exigem a interpretação de tabelas e gráficos e o conteúdo mais cobrado envolve porcentagem, regra de três e probabilidade.

Atualidades também são muito cobradas na prova do Enem, não só na redação, mas em muitas questões. Por isso a importância de manter-se informado com a ajuda de jornais, revistas e demais veículos de comunicação que permitam ao candidato saber de tudo o que acontece a seu redor. Temas como ecologia e preservação do meio ambiente também são muito recorrentes em provas do Enem, portanto é importante manter-se atualizado sobre fatos que remetam ao assunto, como a crise dos alimentos e o biocombustível.

2 comentários:

Fernando disse...

Belissima questão!! O enem, embora tantos problemas, cada dia melhora!!!

Matheus disse...

O enem é a democratização do acesso as faculdades...