terça-feira, 29 de julho de 2008

RESPOSTA DA ENQUETE

[Questão do ENEM 2007]

Por que o nível dos mares nao sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.

d) o volume da água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber o sal marinho.

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

RESULTADO DA ENQUETE

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. (66% dos votos)

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante. (33% dos votos)

d) o volume da água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber o sal marinho. (16% dos votos)

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

COMENTÁRIO DOS PROFESSORES

HABILIDADE

Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de tempertura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

SOLUÇÃO

Por causa da radiação solar, a água do mar evapora e esse vapor se trasformará em nuvens que serão levadas pelos ventos. Com as chuvas, a água proveniente do mar retorna aos rios que, por sua vez, deságuam no mar. E assim o ciclo se repete.

Todas as questões do ENEM você encontra resolvidas e comentadas pelos melhores professores do país. Adquira já a sua bíblia do ENEM.

10 comentários:

lá lá lá disse...

eu queria saber se nessa "biblia do enem" tem alguma coisa falando sobre as novas questões que vão ter e as novas habilidades....
Bjus

Laurinha disse...

Isso é algo muito importante para se saber, pois o novo ENEM, tem muito mais conteudo, sendo que tudo agora esta dividido por materias como num vestibular normal. Sera que a Biblia ENEM vai suprir essas novas necessidades?

ceiça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
renato disse...

eu ja realizei o pagamento , e não fui avisado sobre nada

Máni disse...

Já realizei o pagamento da apostila desde o dia 12/08 e não recebi. Gostaria de saber o motivo, entrar em contato pelo e-mail: marinamoury@hotmail.com

Leda Fantim disse...

Estudar vale a pena, e prestar atenção nessas questões do enem também, estudei bastante e hoje estou na faculdade que escolhi aqui de brasília o iesb, estudem, gente...abre muitas portas.

Jessica Pansini disse...

O professor Edson Urubatan gravou um video explicando por que é muito fácil se dar bem nessa prova do enem... já viram o video dele? http://www.youtube.com/watch?v=kS6xDkZaOhw

InfoEnem disse...

Essas enquetes são muito interessantes para os alunos perceberem como a prova do Enem vem evoluindo.

Fernando disse...

Sou professor de Física formado pela UNICAMP. Leciono na rede particular do Ensino médio e Cursinho Pré-vestibular. Escrevi um artigo sobre as ultimas polêmicas do Enem. Acredito ser uma matéria interessante para esse espaço. Entre em meu site e caso interesse, entre em contato! Obs: Não estou pensando em vender meu artigo.

Unknown disse...

a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.