terça-feira, 29 de julho de 2008

RESPOSTA DA ENQUETE

[Questão do ENEM 2007]

Por que o nível dos mares nao sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.

d) o volume da água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber o sal marinho.

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

RESULTADO DA ENQUETE

a) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. (66% dos votos)

b) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

c) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante. (33% dos votos)

d) o volume da água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber o sal marinho. (16% dos votos)

e) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

COMENTÁRIO DOS PROFESSORES

HABILIDADE

Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de tempertura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

SOLUÇÃO

Por causa da radiação solar, a água do mar evapora e esse vapor se trasformará em nuvens que serão levadas pelos ventos. Com as chuvas, a água proveniente do mar retorna aos rios que, por sua vez, deságuam no mar. E assim o ciclo se repete.

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segunda-feira, 28 de julho de 2008

A prova do Enem na teoria

Ao contrário de muitos vestibulares por aí, o Enem valoriza a compreensão e a interpretação dos textos das questões. Muitas vezes, a resposta para uma pergunta está na própria pergunta. Além do mais, o Enem traz muito mais questões de raciocínio e lógica do que de conhecimento objetivo.

A intenção dos organizadores é avaliar as habilidades dos candidatos no que diz respeito às funções da linguagem humana, à compreensão de opiniões divergentes, à percepção de mudanças históricas e geográficas e ao entendimento sobre o meio ambiente, dentre outras.

Todas essas e outras habilidades são testadas ao exigir a interpretação de elementos fornecidos na própria prova, privilegiando o candidato que lê com mais atenção às propostas.

Ao longo da existência do Enem (desde 1998), a prova vem exigindo cada vez mais conteúdo, mas professores percebem que as questões normalmente referem-se muito mais a conceitos gerais do que a detalhes e conhecimentos específicos.

Matemática e física são disciplinas que aparecem um pouco menos, mas também são importantes. Elas aparecem principalmente em questões que exigem a interpretação de tabelas e gráficos e o conteúdo mais cobrado envolve porcentagem, regra de três e probabilidade.

Atualidades também são muito cobradas na prova do Enem, não só na redação, mas em muitas questões. Por isso a importância de manter-se informado com a ajuda de jornais, revistas e demais veículos de comunicação que permitam ao candidato saber de tudo o que acontece a seu redor. Temas como ecologia e preservação do meio ambiente também são muito recorrentes em provas do Enem, portanto é importante manter-se atualizado sobre fatos que remetam ao assunto, como a crise dos alimentos e o biocombustível.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A ANGUSTIANTE ESPERA PELOS RESULTADOS DO VESTIBULAR

Após um ano de estudo e intenso investimento na preparação para as provas do vestibular, é chegado o momento de saber os resultados: a aprovação ou a não-aprovação. Esse momento de espera e indefinição acaba gerando angústia e estresse, sentimentos que todos conhecem em determinado momento da vida.

A angústia é um sentimento próprio da natureza humana, que incomoda, mas não pode ser eliminado ou banido, pode ser, porém, minimizado ou canalizado para outras atividades. De uma forma ou de outra, sempre aparece, principalmente quando estamos vivendo momentos importantes ou decisivos na nossa vida ou quando há insatisfação com os resultados que esperávamos — como, muitas vezes, pode ser o caso dos resultados do vestibular.

Além da angústia, o vestibulando pode estar estressado com a situação vivida: além de sua ansiedade por conseguir ingressar numa instituição de ensino superior, ainda precisa administrar as expectativas de seus familiares e amigos.

Uma maneira de controlar ou minimizar esses sentimentos é aproveitar as férias
para descansar e ter atividades prazerosas. Isso não significa dedicar-se a muitas atividades, tentando recuperar o tempo de lazer perdido com o investimento nos estudos, mas fazer aquilo que lhe traz mais satisfação.

As férias, porém, têm término previsto, e, ao final, chega a hora de começarem as aulas das faculdades, para os que tiveram sucesso, ou as dos cursinhos para quem não conseguiu aprovação no vestibular.

Em ambos os casos, é fundamental buscar motivação com aquilo que se apresenta pela frente, dando a devida importância às oportunidades que não podem deixar de ser aproveitadas.

De qualquer forma, essa experiência vivida com a espera do resultado do vestibular já representa um exercício para a vida profissional. O mundo corporativo exige, além de competência técnica, um bom preparo emocional. A forma de lidar com situações decisivas representa uma oportunidade de desenvolver a inteligência emocional, tão valorizada atualmente. Portanto, nada como tirar proveito dessas situações adquirindo uma boa dose de maturidade. Mesmo que o resultado não seja exatamente aquele desejado, saber tirar proveito dele já é um bom começo!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Como fazer um bom texto

É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado. No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental. Nessa etapa do processo de escrita não deve haver nenhum tipo de preocupação quanto à seqüência ou organização dessas idéias.

Essa etapa funciona como uma espécie de brainstorming ou "tempestade cerebral". Esse procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.


Selecionando as idéias
É preciso, a seguir, analisar com atenção todas as idéias levantadas aleatoriamente e eliminar aquelas que não parecerem apropriadas ao texto a ser elaborado.A partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente, por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.


A coerênciaAté esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é necessário verificar se as idéias levantadas se encontram concatenadas, isto é, se estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar qualquer tipo de contradição.É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas, com o objetivo de se atingir a tão necessária propriedade vocabular. Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das idéias abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.Por fim, ainda que às vezes a nota de uma redação não chegue a ficar comprometida pela ausência do título, é importante não esquecê-lo, pois esse elemento aparentemente secundário do texto geralmente contribui para uma melhor compreensão do direcionamento adotado na exploração do tema.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cerca de 235 mil se inscreveram pela Internet ao Enem em uma semana

Durante a semana de 7 a 11 de julho, período de reabertura de inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela Internet, 234.892 estudantes se inscreveram. A portaria nº 99, de 4 de julho de 2008, garantiu a oportunidade aos que haviam perdido o prazo anterior. Foram mais de 1.446.863 de inscritos pela Internet desde a sua abertura.

Os candidatos que se declararam carentes e preencheram a declaração pela Internet até o dia 11 de julho devem enviá-la para o endereço Exame Nacional do Ensino Médio (Inep/Daeb), SCN Quadra 04, Bloco B, Sala 704 - Centro Empresarial Varig - CEP 70.714-900, Brasília - DF.

Os alunos receberão, até o dia 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação com a data, hora e local de realização da prova. Caso não receba o cartão até essa data, o candidato deve procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para consultar a escola em que fará o exame.

O Enem será aplicado em mais de 1.400 municípios no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília). A avaliação é um dos critérios para seleção no programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas parciais e integrais em instituições particulares.

terça-feira, 22 de julho de 2008

[Questão ENEM 2003]

Uma editora pretende despachar um lote de livros,agrupados em 100 pacotes de 20cmX20cmX30cm. A transportadora acondicionará esses pacotes em caixas com formato de bloco retangular de 40cmX40cmX60cm.A quantidade mínima necessária de caixas para esse envio é:

a) 9
b) 11
c) 13
d) 15
e) 17

RESULTADO DA ENQUETE

a) 9 (14% dos votos)
b) 11 (28% dos votos)
c) 13 (14%dos votos)
d) 15 (42% dos votos)
e) 17 (0% dos votos)

RESPOSTA CORRETA: Letra C

COMENTÁRIO DOS PROFESSORES

HABILIDADE

Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

SOLUÇÃO

O total de pacotes será obtido pela razão:

100 x 200 x 20 x 30
_______________ = 12,5
40 x 40 x 60
Logo, serão necessárias, no mínimo, 13 caixas.

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segunda-feira, 21 de julho de 2008

A relação entre o ENEM e o PROUNI

O Ministério da Educação vinculou a garantia às bolsas integrais ou parciais do ProUni ao bom desempenho no Enem. Assim, ao mesmo tempo em que o número de participantes no Exame aumentou as notas também tiveram uma melhora significativa. Portanto, só pode participar do ProUni o estudante que tiver feito a prova do Enem do ano anterior, e tiver obtido nota mínima de 45 pontos (média entre a nota da prova objetiva e a nota da redação). Mas esse é apenas o pré-requisito para conseguir uma bolsa.

Critérios

É preciso que o estudante satisfaça uma das seguintes condições:
• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser portador de deficiência, ou
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Oportunidade

O candidato à bolsa fica dispensado do vestibular da instituição em que pretende estudar, e fará uma prova específica sem a cobrança de taxas somente se a faculdade desejar. Portanto, se você tem dúvidas quanto à sua capacidade, o Enem pode ser uma boa oportunidade de exercitá-la. Assim, você pratica seus conhecimentos e ainda tem chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni ou um acréscimo na sua pontuação em alguns dos melhores vestibulares.

Mais informações

ProUni: Informações sobre datas de inscrição no programa, critérios de seleção, cursos e instituições participantes, entre outras, pelo telefone: 0800 616161 ou acesse o site do ProUni: http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/
Enem: http://www.enem.inep.gov.br/

Algumas das Instituições de Ensino Superior que aderiram ao Enem como complementação de seus processos seletivos


São Paulo: Universidade de Campinas (UNICAMP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e Universidade de São Paulo (USP).

Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Gama Filho.

Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Paraná: Universidade Federal do Paraná.

Para lista completa: http://www.enem.inep.gov.br/universidades/Site/

Por Camila Mitye

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ir bem no ENEM e acertar tudo é fácil: se você sabe pensar — coisa que geralmente a escola não ensina — só precisa demonstrar que possui as seguintes

Domina linguagens - Você precisa saber expressar seu pensamento de uma forma clara. Se você domina a norma culta da língua portuguesa e faz bom uso da linguagem matemática, artística e científica, está feito;

Compreende fenômenos - Um fenômeno não é só aquele seu gato que tem um olho de cada cor. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas, prova que você é capaz de raciocinar interligando os conteúdos que viu em todas disciplinas;

Sabe enfrentar situações-problema - Raciocínio puro. Você vai precisar selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema, não só no ENEM, mas durante toda sua vida;

Sabe argumentar - Convencer seu pai a dar aquele computador novo exigiu um trabalhão, né? Durante sua vida você vai precisar convencer muitas pessoas, sobre absurdos ainda maiores ;) Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente é primordial, também no ENEM.

Elaborar proposta - Não é nada disso que você tá pensando, seu safado. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural é o que eles querem.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Enem também será credencial para o mercado de trabalho

O Ministério da Educação ampliou o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), desde 2004, para todos os municípios que tenham esse grau de ensino.
Hoje, o Enem é realizado em 2.495 locais de prova num total de mais de 700 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal. Segundo o ministro, a meta é fazer com que o Enem seja também uma espécie de credencial para o acesso ao mercado de trabalho e a outros cursos. É o caso também do Prouni onde as bolsas podem chegar a 100% para estudantes em instituições particulares.
Das instituições de ensino superior no país, cerca de 20% adotam o teste como parte do processo de acesso à universidade.
Algumas preenchem parte de suas vagas com alunos que obtiveram excelente desempenho no Enem. Este é o caso da PUC-RJ, que reserva 30% das vagas ofertadas para os alunos que obtiveram 70% de rendimento no exame. Já a USP, a Unicamp e a Unesp - as três maiores universidades públicas do estado de São Paulo - acrescentam os pontos alcançados no Enem às provas de primeira fase do vestibular.
"O exame vem ganhando credibilidade junto às instituições desde que foi criado", observou o Ministro da Educação, que destacou a evolução da adesão dos alunos ao Enem ao longo dos anos.
Em 1998, pouco mais de 100 mil alunos fizeram as provas do Enem, quando o exame foi realizado pela primeira vez. O número de inscrições cresceu muito nestes últimos anos.
No ano passado, foram mais de 2,0 milhão de inscritos, com 90% de comparecimento. Neste ano, dos que se inscreveram, pelo menos 86% compareceram para fazer a prova, de acordo com o ministério.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Confira dicas para encarar a prova do Enem

A prova do Enem é construída de tal forma a privilegiar leitura, interpretação, e raciocínio. Dessa forma, não cabem perguntas do tipo "O que cai no Enem?". E, portanto, a preocupação do estudante deverá ser em como os assuntos serão abordados e que tipo de análises serão exigidas.
Mas é possível se preparar para essa avaliação praticando a leitura em textos coloquiais e formais, quadrinhos, diagramas e gráficos etc; mantendo-se atualizado através dos meios de comunicação; praticando a escrita, elaborando redações.
Estar "antenado" sobre os assuntos do momento, como questões relativas ao aquecimento global, à futura escassez de água, à demanda por formas alternativas de energia é sempre bom. Há outros assuntos que podem render temas para a redação como a relação entre esporte, educação e transformação social, educação e violência, etc. Mas "estar por dentro" desses assuntos não garante resultados positivos se o aluno não souber como lidar com esses conhecimentos e resolver problemas da forma como serão apresentados na prova.
Como é uma prova que privilegia leitura, os principais erros cometidos pelos alunos são decorrentes da falta de atenção e compreensão adequadas das propostas das questões. Portanto, não tenha medo e muito menos pressa de ler para que você potencialize a compreensão e tenha maiores chances de sucesso.
Com relação à véspera da prova, procure seguir seu ritmo normal, sem cometer excessos. Não invente nem tente seguir "receitas milagrosas" para melhorar seu rendimento na prova. Durma bem, acorde cedo, alimente-se adequadamente antes de sair de casa. Saia com antecedência para chegar dentro do horário e suprimir fatores adicionais de estresse. Ao iniciar a prova, concentre-se na leitura, tenha calma e paciência. E aproveite todo o tempo disponível para fazê-la. Não tenha pressa em sair da sala e não se preocupe com os colegas ao lado. Nessa prova eles não são seus concorrentes. A batalha é sua e por você mesmo. É uma questão de superação pessoal.
Boa sorte e boa prova!
Prof. Venê

terça-feira, 15 de julho de 2008

[Questão ENEM 2003] Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) Ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) Escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) Falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) Degradação dos mananciais e desperdício no consumo.


RESULTADO DA ENQUETE

a) reduzida área de solos agricultáveis.
(0%)
b) Ausência de reservas de águas subterrâneas.
(0%)
c) Escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
(5%)
d) Falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
(5%)
e) Degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
(88%)

RESPOSTA CORRETA: Letra E

COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES

HABILIDADE

Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

SOLUÇÃO

Apesar do Brasil possuir uma extensa rede hidrográfica, ser um país rico em água doce, o desperdício pelo uso irracional e a péssima gestão do poder público no setor vem provocando a escassez da água em diversas regiões do país.

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sexta-feira, 11 de julho de 2008

Saiba as principais instituições de ensino superior de Belo Horizonte que adotam o ENEM no seu processo seletivo:

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IHENDRIX)
Centro Universitário Newton Paiva
Centro Universitário UNA (UNA)
Faculdade Cotemig
Faculdade Promove de Minas Gerais (Promove)

A Lista completa do Brasil você confere no livro bíblia do ENEM.

Inscrições para Enem 2008 encerram hoje

As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio, encerram hoje às 23h59min. Conforme portaria nº 99 publicada nesta sexta-feira, 4, no Diário da União, as inscrições poderão ser feitas somente pela Internet, por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao.

A taxa de inscrição é de R$ 35, sendo que o prazo para pagamento é até o dia 14 de julho (segunda-feira). Os candidatos que já fizeram suas inscrições e não pagaram o boleto bancário poderão acessar novamente o sistema de inscrição, através do acompanhamento, e imprimir uma 2ª (segunda) via com vencimento também para o dia 14 de julho.

As provas do Enem 2008 serão aplicadas no dia 31 de agosto, em cerca de 1.400 municípios. O Enem é requisito para se inscrever no ProUni (Programa Universidade Para Todos), que concede bolsas de estudos em cursos de graduação de instituição particular. Para participar do ProUni, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem.

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quinta-feira, 10 de julho de 2008

100 erros comuns em Redação

Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja os cem mais comuns do idioma e use esta relação como um roteiro para fugir deles.

1. "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.

2. "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias.

3. "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais.

4. "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idéias.

5. Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.

6. Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti.

7. "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.

8. "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundâncias: Sair fora ou para fora, elo de ligação, monopólio exclusivo, já não há mais, ganhar grátis, viúva do falecido.

9. "Venda à prazo". Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a pé, a esmo, a cavalo, a caráter.

10. "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.

11. Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão. Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes.

12. Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória.

13. O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias.

14. Não há regra sem "excessão". O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlégio" (privilégio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqüenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcáreo" (calcário), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "ascenção" (ascensão), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envólucro" (invólucro).

15. Quebrou "o" óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias.

16. Comprei "ele" para você. Eu, tu, ele, nós, vós e eles não podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para você. Também: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me.

17. Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a você e a vocês e por isso não pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / Não o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama.

18. "Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / É assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados.

19. "Tratam-se" de. O verbo seguido de preposição não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

20. Chegou "em" São Paulo. Verbos de movimento exigem a, e não em: Chegou a São Paulo. / Vai amanhã ao cinema. / Levou os filhos ao circo.

21. Atraso implicará "em" punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade.

22. Vive "às custas" do pai. O certo: Vive à custa do pai. Use também em via de, e não "em vias de": Espécie em via de extinção. / Trabalho em via de conclusão.

23. Todos somos "cidadões". O plural de cidadão é cidadãos. Veja outros: caracteres (de caráter), juniores, seniores, escrivães, tabeliães, gângsteres.

24. O ingresso é "gratuíto". A pronúncia correta é gratúito, assim como circúito, intúito e fortúito (o acento não existe e só indica a letra tônica). Da mesma forma: flúido, condôr, recórde, aváro, ibéro, pólipo.

25. A última "seção" de cinema. Seção significa divisão, repartição, e sessão equivale a tempo de uma reunião, função: Seção Eleitoral, Seção de Esportes, seção de brinquedos; sessão de cinema, sessão de pancadas, sessão do Congresso.

26. Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc.

27. "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.

28. Não viu "qualquer" risco. É nenhum, e não "qualquer", que se emprega depois de negativas: Não viu nenhum risco. / Ninguém lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confusão.
29. A feira "inicia" amanhã. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanhã.

30. Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunções subordinativas e os advérbios: Não lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.

31. O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confusões desse tipo: O "fuzil" (fusível) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (círculo) vicioso, "cabeçário" (cabeçalho).

32. Não sabiam "aonde" ele estava. O certo: Não sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: Não sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos?

33. "Obrigado", disse a moça. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moça. / Obrigado pela atenção. / Muito obrigados por tudo.

34. O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc.

35. Ela era "meia" louca. Meio, advérbio, não varia: meio louca, meio esperta, meio amiga.

36. "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a 3.ª pessoa, o certo é fique: Fique você comigo. / Venha pra Caixa você também. / Chegue aqui.

37. A questão não tem nada "haver" com você. A questão, na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com você.

38. A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais.

39. Vou "emprestar" dele. Emprestar é ceder, e não tomar por empréstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmão. Repare nesta concordância: Pediu emprestadas duas malas.

40. Foi "taxado" de ladrão. Tachar é que significa acusar de: Foi tachado de ladrão. / Foi tachado de leviano.

41. Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitória.

42. "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e não pode aparecer com números exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram.

43. Ministro nega que "é" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa.

44. Tinha "chego" atrasado. "Chego" não existe. O certo: Tinha chegado atrasado.

45. Tons "pastéis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural é o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas.

46. Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente não tem hífen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porém, em mão-de-obra, matéria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeição, meio-de-campo, etc.

47. Queria namorar "com" o colega. O com não existe: Queria namorar o colega.

48. O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo dá entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e não "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não "junto aos") leitores. / Era grande a sua dívida com o (e não "junto ao") banco. / A reclamação foi apresentada ao (e não "junto ao") Procon.

49. As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, ão ou õe, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Dão-nos, convidam-na, põe-nos, impõem-nos.

50. Vocês "fariam-lhe" um favor? Não se usa pronome átono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretérito (antigo condicional) ou particípio. Assim: Vocês lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se imporá pelos conhecimentos (e nunca "imporá-se"). / Os amigos nos darão (e não "darão-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me").

51. Chegou "a" duas horas e partirá daqui "há" cinco minutos. Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distância) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu há (faz) pouco menos de dez dias.

52. Blusa "em" seda. Usa-se de, e não em, para definir o material de que alguma coisa é feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, estátua de madeira.

53. A artista "deu à luz a" gêmeos. A expressão é dar à luz, apenas: A artista deu à luz quíntuplos. Também é errado dizer: Deu "a luz a" gêmeos.

54. Estávamos "em" quatro à mesa. O em não existe: Estávamos quatro à mesa. / Éramos seis. / Ficamos cinco na sala.

55. Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em é sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina, ao computador.

56. Ficou contente "por causa que" ninguém se feriu. Embora popular, a locução não existe. Use porque: Ficou contente porque ninguém se feriu.

57. O time empatou "em" 2 a 2. A preposição é por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por.

58. À medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo é: À medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem.

59. Não queria que "receiassem" a sua companhia. O i não existe: Não queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (só existe i quando o acento cai no e que precede a terminação ear: receiem, passeias, enfeiam).

60. Eles "tem" razão. No plural, têm é assim, com acento. Tem é a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vêm e põe e põem: Ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm; ele põe, eles põem.

61. A moça estava ali "há" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moça estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) três meses. (O havia se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.)

62. Não "se o" diz. É errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, não se o diz (não se diz isso), vê-se-a, etc.

63. Acordos "políticos-partidários". Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia: acordos político-partidários. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econômico-financeiras, partidos social-democratas.

64. Fique "tranquilo". O u pronunciável depois de q e g e antes de e e i exige trema: Tranqüilo, conseqüência, lingüiça, agüentar, Birigüi.

65. Andou por "todo" país. Todo o (ou a) é que significa inteiro: Andou por todo o país (pelo país inteiro). / Toda a tripulação (a tripulação inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) é mortal. / Toda nação (qualquer nação) tem inimigos.

66. "Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difícil apontar todas as contradições do texto.

67. Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A decisão favoreceu os jogadores.

68. Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a próprio, é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala. / As vítimas mesmas recorreram à polícia.

69. Chamei-o e "o mesmo" não atendeu. Não se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele não atendeu. / Os funcionários públicos reuniram-se hoje: amanhã o país conhecerá a decisão dos servidores (e não "dos mesmos").

70. Vou sair "essa" noite. É este que desiga o tempo no qual se está ou objeto próximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se está), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este século (o século 20).

71. A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zero-quilômetro, zero hora.

72. A promoção veio "de encontro aos" seus desejos. Ao encontro de é que expressa ma situação favorável: A promoção veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condição contrária: A queda do nível dos salários foi de encontro às (foi contra) expectativas da categoria.

73. Comeu frango "ao invés de" peixe. Em vez de indica substituição: Comeu frango em vez de peixe. Ao invés de significa apenas ao contrário: Ao invés de entrar, saiu.

74. Se eu "ver" você por aí... O certo é: Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pôr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se nós dissermos (de dizer), predissermos.

75. Ele "intermedia" a negociação. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociação. Remediar, ansiar e incendiar também seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio.

76. Ninguém se "adequa". Não existem as formas "adequa", "adeqüe", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc.

77. Evite que a bomba "expluda". Explodir só tem as pessoas em que depois do d vêm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, não escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se também não se conjuga em todas as pessoas. Assim, não existem as formas "precavejo", "precavês", "precavém", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc.

78. Governo "reavê" confiança. Equivalente: Governo recupera confiança. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaverá, reouvesse. Por isso, não existem "reavejo", "reavê", etc.

79. Disse o que "quiz". Não existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pôr: Quis, quisesse, quiseram, quiséssemos; pôs, pus, pusesse, puseram, puséssemos.

80. O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir só têm a terminação ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar é que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue.

81. A tese "onde"... Onde só pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianças brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idéia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que...

82. Já "foi comunicado" da decisão. Uma decisão é comunicada, mas ninguém "é comunicado" de alguma coisa. Assim: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da decisão. Opções corretas: A diretoria comunicou a decisão aos empregados. / A decisão foi comunicada aos empregados.

83. Venha "por" a roupa. Pôr, verbo, tem acento diferencial: Venha pôr a roupa. O mesmo ocorre com pôde (passado): Não pôde vir. Veja outros: fôrma, pêlo e pêlos (cabelo, cabelos), pára (verbo parar), péla (bola ou verbo pelar), pélo (verbo pelar), pólo e pólos. Perderam o sinal, no entanto: Ele, toda, ovo, selo, almoço, etc.

84. "Inflingiu" o regulamento. Infringir é que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e não "inflingir") significa impor: Infligiu séria punição ao réu.

85. A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa é ave, avião, viajante, etc. Não confunda também iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem tráfico (contrabando) com tráfego (trânsito).

86. Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, é o substantivo: Minha viagem. A forma verbal é viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite também "comprimentar" alguém: de cumprimento (saudação), só pode resultar cumprimentar. Comprimento é extensão. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado).

87. O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / Não disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar.

88. Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (não se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmissão em cores, desenho em cores.

89. "Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois é comum o erro de concordância quando o verbo está antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e não "foi iniciado" esta noite as obras).

90. A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra próxima ao verbo não deve influir na concordância. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agressões entre os funcionários foi punida (e não "foram punidas").

91. O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, não foi notado. Desapercebido significa desprevenido.

92. "Haja visto" seu empenho... A expressão é haja vista e não varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforços. / Haja vista suas críticas.

93. A moça "que ele gosta". Como se gosta de, o certo é: A moça de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispõe, o filme a que assistiu (e não que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc.

94. É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: É hora de ele chegar. / Apesar de o amigo tê-lo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido...

95. Vou "consigo". Consigo só tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e não pode substituir com você, com o senhor. Portanto: Vou com você, vou com o senhor. Igualmente: Isto é para o senhor (e não "para si").

96. Já "é" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") 1 hora, já é meio-dia, já é meia-noite.

97. A festa começa às 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema métrico decimal não têm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e não "kms."), 5 m, 10 kg.

98. "Dado" os índices das pesquisas... A concordância é normal: Dados os índices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas idéias...

99. Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob é que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflação. E lembre-se: O animal ou o piano têm cauda e o doce, calda. Da mesma forma, alguém traz alguma coisa e alguém vai para trás.

100. "Ao meu ver". Não existe artigo nessas expressões: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

NOVIDADES do Blog

Aos leitores do Blog,

A partir de hoje 09 de julho de 2008 teremos atualizações diárias com dicas e novidades para quem vai fazer a prova do ENEM.
Uma vez por semana uma nova questão será acrescentada no menu direito do site e os visitantes poderão respondê-las. No final da enquete acrescentaremos o comentário dos professores do SOMA (contidos também na bíblia do ENEM) e os visitantes poderão debater deixando seus comentários, sugestões e opiniões.
A Enquete de hoje terminará segunda feira dia 14 de julho de 2008.

Atenciosamente,
Equipe bíblia do ENEM

Redação do Enem: dicas e sugestões de temas para treinar (Moreno Cruz Osório)

O professor de redação do Cursinho da Poli, Gesu Wanderley Costa, diz que os alunos não devem se preocupar tanto com o tema da redação. "O Enem nunca aplica uma proposta de redação que está longe da realidade do candidato ou alguma questão de difícil resolução. O mais importante é a posição em relação ao fato", afirma.

Segundo Costa, o Enem exige uma postura ética do aluno. "Se a questão é sobre o meio ambiente, o aluno não poderá apresentar uma posição que prejudique a natureza. Se a questão é sobre guerra, a redação do aluno deve apresentar propostas de paz".

Temas de Redação

O Terra pediu ao professor Gesu Wanderley Costa algumas sugestões de temas para a questão de redação do Enem 2006. "Os professores nunca acertam", disse ele, em tom de brincadeira. Mesmo assim, o professor elaborou quatro sugestões. Segundo ele, o tema tende a sair um pouco da questão social e apostar mais na ética no dia-a-dia. Confira as sugestões abaixo e use-as para treinar em casa.

1) Relações humanas no século XXI"Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?"

2) Norma culta do português"Os efeitos da normal culta favorecem os mais bem remunerados? Quais são as dificuldades que os alunos têm? O Enem convidaria o aluno a refletir sobre o tema."

3) Auto-estima dos brasileiros"O Brasil perdeu a Copa do Mundo de 2006. O futebol, que sempre foi bem, decepcionou. Como fica a auto-estima do povo brasileiro depois de uma derrota em uma área que gera tanto orgulho? O que esperar de outras áreas que nunca foram motivo de orgulho, como política, educação, saúde?"

4) Conceito de verdade e mentira na vida dos brasileiros"Todo mundo conhece o 'jeitinho brasileiro'. Ele ajuda ou prejudica o dia-a-dia dos brasileiros? Vale a pena uma mentirinha para levar certas vantagens?"

As provas do Enem acontecem no dia 27 de agosto, das 13h às 18h.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Enem reabrirá inscrições pela internet

Os candidatos que perderam o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) de 2008 poderão se inscrever na próxima semana, entre os dias 7 e 11 de julho, exclusivamente pela internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), resolveu reabrir o prazo de inscrições. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (4) no "Diário Oficial da União".

Segundo o Inep, o prazo foi prorrogado porque teve uma demanda grande de alunos que escreveram para o MEC informando que perderam o prazo de inscrição.
Segundo o Inep, 1,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet até o dia 17 de junho (as inscrições foram encerradas no dia 13 de junho). No ano anterior, cerca de 907 mil candidatos fizeram a inscrição pela internet.

Inscrições pela Internet

Para realizar a inscrição via Internet, o interessado deverá entrar no site do Enem a partir das 8h do dia 7 de julho, preencher a ficha e imprimir o comprovante. A inscrição pode ser feita até as 23h59 do dia 11 de julho. A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga em qualquer agência bancária até o dia 14 de julho.

Estudantes de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição. Já os alunos da rede particular e egressos (que já terminaram o ensino médio) que não têm condições de pagar a taxa, terão de preencher uma declaração de carência que estará disponível no site, no ato da inscrição. Essa declaração terá que enviada para o Inep pelos Correios até o dia 14 de julho, junto com uma cópia do documento de identidade. Como os Correios estão em greve, o Inep aceitará documentos postados até esta data.

Confirmação da inscrição

O candidato inscrito receberá até o dia 18 de agosto o cartão de confirmação de inscrição informando a data, hora e local da prova. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

A prova do Enem

A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h, em cerca de 1.400 municípios. O exame é voluntário e é aplicado aos alunos que estão terminando o ensino médio em 2008 e para aqueles que já terminaram.

O exame terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

ENEM: Organize os estudos em 5 passos!!!

Para quem planeja ter um bom desempenho no Exame Nacional de Cursos (Enem) para garantir uma vaga na universidade, a organização dos estudos é fundamental. Um bom começo é criar uma rotina diária para se preparar para a prova.

Estudo diário: defina um tempo mínimo para reforçar os estudos, diariamente, em casa. Podem ser duas, três ou quatro horas. Especialistas indicam que mais do que isso é cansativo e compromete a qualidade do aprendizado. Planeje também um pequeno intervalo, de 15 minutos, para fazer um lanche leve e renovar as energias. Não deixe de incluir nos estudos as disciplinas nas quais possui mais dificuldade. Se tiver sono durante o horário de estudos, procure descansar. Evite estudar nas madrugadas, pois o cansaço é maior.

Disciplina: após elaborar o horário para estudar, vem o mais importante: disciplina. Aprenda a cumprir todas as determinações do seu horário de estudo. Resista à tentação de entrar no MSN e ligar a televisão. No começo é um pouco mais difícil. Com o passar do tempo, você deixará de ter as dificuldades iniciais, com resultados significativos no seu desempenho escolar.

Redação: durante os estudos dê atenção especial à prática de redigir, para garantir um bom desempenho na prova de redação. O tema da prova do Enem muda a cada ano. Sempre são propostos assuntos atuais, que têm a ver com a realidade do próprio estudante que faz a prova. Antes de partir para a escrita, o participante é instigado a refletir sobre o tema por meio de textos de outros autores. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Provas anteriores: faça as provas aplicadas em anos anteriores. Segundo professores, esta é uma das melhores formas de se preparar para o exame, pois o estudante adquire familiaridade com as questões apresentadas. O ideal é imprimir os arquivos e tentar executar os testes em cinco horas

Leitura: a melhor maneira de se manter atualizado é por meio da leitura. Especialistas indicam atenção redobrada às notícias publicadas diariamente em jornais, revistas e sites. Rádio e televisão, que possuem programas de debates sobre temas relevantes, também são recomendados como forma de ampliar o conhecimento sobre notícias do dia-a-dia que podem aparecer na prova.

Fonte: Terra